Núcleo Appaloosa da Bahia investe na divulgação da Raça

À frente do Núcleo de Criadores de Appaloosa Bahia (NCAB) há seis anos, Liane Garcez está lidando muito bem com o desafio de reestruturar o órgão e buscar formas de ampliar a divulgação da Raça Appaloosa na Bahia. Entre seus planos mais próximos está a participação na Fenagro, segunda maior feira de exposição agropecuária do País, levando cerca de 50 animais para participar das provas e pelo menos um trio de cavalos Appaloosa para competir na modalidade team penning.

“A participação na Fenagro será muito importante porque é um evento que atrai muita gente. Então
será uma oportunidade de divulgarmos a Raça Appaloosa e mostrar que os animais têm bom desempenho em  todas as modalidades”, observa. No início de agosto, o NCAB também foi responsável por mobilizar criadores da raça para participar da Expo Rural, realizada em Salvador (BA). Segundo Liane, aproximadamente 20 animais Appaloosa foram expostos num estande montado pelo núcleo, destacando-se nas provas de conformação.

“Nós estamos reestruturando o Núcleo de forma geral, fizemos até um novo estatuto. Dos criadores que fundaram o Núcleo, a maioria foi saindo e a parte administrativa ficou prejudicada. Agora estamos reformulando tudo e traçando metas para atrair mais criadores, mas não temos estimativas em relação a números”, diz Liane, criadora de Appaloosa há 14 anos.

Versatilidade

Entre os planos da presidente do Núcleo para estimular o surgimento de mais criadores está a retomada das provas de tambor e baliza. O objetivo é mostrar que os animais da Raça são versáteis e têm bom desempenho em todo tipo de competição, inclusive na vaquejada, muito difundida e praticada no Nordeste do País. “Primeiro queremos divulgar mais a Raça, mostrar suas características e incentivar as pessoas (a criar Appaloosa). Estamos vivendo uma situação muito favorável para a criação e queremos aproveitar esse Momento para aumentar o Núcleo”, enfatiza.

Promover mais eventos locais também está nos planos da presidente do NCAB. “Através desses eventos, nós queremos destacar as aptidões dos animais da Raça e mostrar a qualidade deles em todos os segmentos”, conclui Liane Garcez.

A participação na Fenagro, no final deste ano, promete reunir bons resultados somando a dedicação do Núcleo Baiano e a qualidade dos animais que disputarão as competições

Voltar