Congresso Appaloosa será um dos destaques da 41.ª FAPI


De 16 a 17 de Junho será realizada em Ourinhos/SP a 41.ª edição da FAPI - Feira Agropecuária e Industrial, de grande destaque em todo interior paulista. Entre os pontos altos da festa deste ano está o Congresso  Pan-Americano, Potro do Futuro e Futurity Appaloosa 2006/2007, promovidos pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Appaloosa (ABCCAppaloosa). Segundo o presidente do Sindicato Rural de Ourinhos, Eduardo Luiz Bicudo Ferraro, conhecido como “Brigadeiro”, o evento terá fundamental importância na atração de público para a feira. “Para nós, a participação da Raça Appaloosa é muito importante. As pessoas gostam muito dos animais e de ver as provas também. Este é o terceiro ano que o Congresso é realizado durante a FAPI e sempre foi um sucesso”, diz Brigadeiro. 

A entrada dos animais no Recinto de Exposições Parque “Olavo Ferreira de Sá” será no dia 15. Os julgamentos e provas serão realizados de 16 a 17 de Junho. Aliás, os julgamentos também estão entre os destaques da FAPI. Mesmo quem não detém informações sobre a Raça, se encanta com a beleza dos animais. Do dia 14 até 17 de junho haverá rodeio.

Passarão pelas pistas do Recinto, gado das raças Guzerá, Santa Gertrudes, Brahman, Nelore Padrão e Nelore Mocho; eqüinos Appaloosa, Mangalarga, Mangalarga Marchador e Campolina, além de minihorses e muares.
Com a construção do novo tattersal, também serão julgados e leiloados ovinos de diversas raças. A expectativa é de superar o volume de 400 animais e 30 expositores presentes na edição do ano passado. Os julgamentos serão realizados de 11 a 14 de Junho.

CONGRESSO

Com a Raça aquecida e após o sucesso do ano passado, que culminou com a quebra de recordes de inscrições, a diretoria da ABCCAppaloosa espera um número expressivo de participantes para o Congresso Pan-Americano; Potro do Futuro & Futurity Appaloosa 2006/2007.

Nesta edição o público poderá ver provas de Conformação, Laço ao Bezerro, Laço em Dupla, Team Penning, 6 Balizas, 3 e 5 Tambores, Western Pleasure e Rédeas.
No sábado, dia 16/06, a Associação promove um Jantar de Confraternização.


PREMIAÇÃO GARANTIDA

Além do atrativo natural que as provas de Tambor e Baliza trazem para o evento, a ABCCAppaloosa vai oferecer uma premiação especial no Congresso Pan-Americano.  Para ambas as modalidades a premiação garantida em dinheiro vai do primeiro ao décimo lugar.

Expectativas

“Nossas expectativas são ótimas para a FAPI deste ano. Temos inúmeras atrações para o público como rodeio, prova de muares com mais de 100 animais inscritos, exposições de várias raças, a Expoinel Paulista, o Congresso Appaloosa, a etapa nacional da Anca, e shows maravilhosos, todos gratuitos”, destaca Brigadeiro.
Segundo ele, no ano passado, a Feira Agropecuária foi visitada por cerca de 700 mil pessoas. Para este ano, a previsão é de chegar próximo a 800 mil.

No dia 7 haverá um show de acrobacias feitas pelos pilotos da Esquadrilha da Fumaça. Com o nome oficial de Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), sua primeira apresentação foi no dia 14 de maio de 1952, utilizando aviões North American T-6 Texan, modelo utilizado até 1977. De 1968 a 1972 foram utilizados jatos franceses Aeropastiale CM-170-2 Fouga Magister, que se mostraram inadequados às condições brasileiras.

As apresentações foram interrompidas em 1977, mas o grupo retomou o projeto em 8 de dezembro de 1983 utilizando aviões Neiva Universal T-25, logo substituídos por modernos Embraer EMB-312 Tucano.

Segundo Brigadeiro, no segundo domingo da Feira, dia 17, haverá cavalgada com a participação de 2 mil cavaleiros. “Será uma grande atração para o público, principalmente para quem nunca viu esse tipo de coisa. É lindo”, garante.

Shows

A organização da FAPI montou uma grade de shows farta e diversificada para agradar o grande público da feira. “Todos os shows serão gratuitos, e isso está entre os principais motivos do sucesso da FAPI, pois fizemos questão de ter portões abertos todos os dias para que o público possa prestigiar a feira”, diz o presidente do Sindicato Rural de Ourinhos, Eduardo Luiz Bicudo Ferraro, o Brigadeiro.

A seqüência de apresentações começa no dia 6, sempre às 22h, com a banda Jota Quest; no dia 7, grupo Revelação; dia 8, CPM 22; dia 9, André Valadão; dia 10, a dupla Cézar e Paulinho; dia 11, Juliano César; dia 12, João Paulo & Ricardo; dia 13, Edson & Hudson; dia 14, Grupo Tradição; dia 15, Guilherme & Santiago; dia 16, Banda Eva e, para encerrar a feira no dia 17, César Menotti e Fabiano, dupla de grande sucesso no momento.

Voltar